Este artigo/manual tem como objetivo guiar o usuário para usar o sistema corretamente, bem como compreender todos os recursos a partir do primeiro acesso a aplicação.
Ao acessar o sistema, o usuário terá acesso as operações e processos da empresa bem como todo o fluxo de tomada de decisão de empregados gerentes. Vamos descrever as características, funcionalidades e procedimentos de operação no portal PlantSuite 5. Segue abaixo as etapas de toda estrutura do sistema, onde o usuário devera fazer cadastros de informações e suas respectivas configurações.
Primeiros passos para 1º acesso ao PlantSuite
Faça login com seu usuário e senha padrão fornecido no ato da instalação. Ao realizar o login com sucesso o usuário será redirecionado para a interface principal do sistema. feito isto, siga passo 2.
2 - Na interface da pagina inicial, será exibido a Tela Inicial Principal, módulo principal que contém informações e links de acesso para as informações do PlantSuite, para acessa-la clique aqui. Ao acessar o usuário será direcionado para os demais janelas tais como: informações gerais da aplicação, bem como o menu principal contendo todos os componentes desta aplicação, ferramentas de buscas que ajuda a procurar menus do PlantSuite e também o menu configurações que possibilita configurar da forma mais adequada.
3 - Agora que você tem o sistema rodando, podemos definir quem pode acessa-lo e configura-lo através dos Grupos, Perfil de Usuários e suas respectivas Permissões.
Vale lembrar que: o cadastro de controle de acesso de usuários, é parecido com o do Windows. Se optar em utilizar o gerenciador de domínio do Windows (Active Directory) para configurar as informações dos usuários, acesse a base de dados do Active Directory, e utilize da função autocomplete para posteriormente cadastrar as informações dos grupos usuários no sistema.
Uma vez que utilizou desta ferramenta para cadastrar o usuário, próximo passo é criar os grupos, é interessante segmentar os grupos por perfis de administração, segmentar também as permissões/privilégios que cada grupo/usuário terá acesso dentro do sistema, ou seja, definir quem poderá configurar o sistema, definir por níveis de operação, quem vai operar o sistema, definir sobre o modelamento do sistema quem ficará responsável e assim por diante. quer saber mais detalhes de como cadastrar e gerenciar grupos, usuários e permissões, clique nas guias de acesso correspondente nos links abaixo:
4 - O menu de Configurações do Usuário, possui um conjunto de componentes complementares do sistema, tais como: Gerenciamento de Permissões
- Página Inicial: permite o usuário personalizar a pagina do site localmente, saiba mais. - Alterar Senha: permite substituir uma senha já existente, se estiver usando o servidor do Active Directory, a troca de senha deverá ser feita através do domínio do Windows (AD) para que seja refletida no sistema, saiba mais. - Atalhos: permite o usuário personalizar/acessar seus atalhos de forma rápida, saiba mais. - Calculadora: permite efetuar calculo rápido, para mais detalhes, saiba mais. - Ajuda: acesso ao manual de operação do sistema através da base de conhecimento, saiba mais. - Sobre: mostra informações importantes sobre o software (versão, status, módulos, licença) lembrando que, as configurações só podem serem feitas somente no servidor, para mais detalhes, saiba mais. - informações sobre idioma: permite alterar/configurar o idioma na maquina local conforme escolha do usuário, para mais detalhes, saiba mais. -
Sair do sistema: efetuar logout e sair do sistema, saiba mais.
5- Este menu Parâmetros Globais, atendem situações específicas de algum ponto ou tela do sistema que necessitem de configuração especial, permitindo o usuário acessar/configurar diversos componentes como:
5.1 - Horário de Verão - Caso queira aplicar a mudança de horário, é necessário providenciar as configurações no sistema, basta apenas adicionar/configurar de acordo com seu pais/estado, saiba mais.
5.2 - Idiomas: este componente já vem automaticamente configurado no ato da instalação, sendo possível somente efetuar alteração apenas ajustar alguns parâmetros conforme necessidades do administrador, saiba mais.
5.3 - Formatos Decimais: permite configurar o formato decimal de acordo com as configurações regionais do seu país, saiba mais.
5.4 - Complexidade de Senha: através deste item é possível definir as regras de complexidade de quantidade de caracteres, de números, de símbolos, maiúsculos, minúsculo, para saber mais, saiba mais. 5.5 - Configurações de Domínio: permite buscar/configurar o domínio através Active Directory que armazena informações sobre objetos na rede e facilita a localização e uso dessas informações para administradores e usuários, saiba mais.
5.6 - Assinatura eletrônica: possibilita aos administradores do sistema a controlar/permitir ações em alguns módulos do sistema, saiba mais.
5.7 - Palavras Chaves: são usadas para auxiliar o usuário na busca pela caixa de pesquisa na barra de navegação, saiba mais.
5.8 - Quadro de produção: permite que sejam trocados alguns campos do grid apresentado no quadro de produção, saiba mais.
5.9 - Código de barras: este componente, permite executar uma melhor rastreabilidade, ou seja, os produtos podem ser mais facilmente localizados em qualquer etapa de sua produção, saiba mais.
Agora que já conhecemos os componentes do sistema e suas funcionalidades, vamos seguir para um cenário de Caso de Uso onde iremos simular uma Industria de Cerveja, envolvendo todos os processos da fábrica, saiba mais detalhes aqui.