O Elastic Stack fornece recursos de análise de segurança que são amplamente usados para detecção de ameaças, visibilidade e resposta a incidentes. A velocidade e escala com que o Elasticsearch pode indexar e pesquisar informações relativas à segurança permitem que os analistas de segurança trabalhem com mais eficiência, enquanto os painéis Kibana oferecem ampla visibilidade e permitem busca interativa de ameaças. E o motor de aprendizado de máquina pode automatizar a análise de conjuntos de dados complexos, possibilitando identificar invasores que de outro modo passariam despercebidos.
Os conhecidos IDSs (sistemas de detecção de invasão), como Wazuh ou Suricata, usam uma abordagem baseada em assinaturas à detecção de ameaças. Isso significa que eles comparam padrões encontrados em arquivos, logs e tráfego de rede com um banco de dados de padrões notadamente associado a atividade maligna, alertando quando é encontrada uma coincidência. Eles fornecem conjuntos de regras úteis para analisar e correlacionar dados, normalmente gerando milhares ou milhões de alertas por dia em um ambiente de produção.
O Wazuh, normalmente implementado juntamente com o Elastic Stack, é um sistema HIDS (sistema de detecção de invasões baseado em host) de código-fonte aberto. Ele oferece recursos de análise de log, monitoramento de integridade de arquivos, detecção de rootkit e vulnerabilidade, avaliação de configuração e resposta a incidentes. A arquitetura de solução do Wazuh tem como base agentes leves multiplataforma que são executados em sistemas monitorados, gerando relatórios para um servidor centralizado no qual é feita a análise dos dados. Além disso, ele fornece um plugin Kibana completo para gerenciamento de configurações, monitoramento de status, consultas e visualização de dados de alertas.
Em contrapartida, o Suricata é um motor de detecção de ameaças de rede gratuito e de código-fonte aberto, com capacidade de NIDS (detecção de invasões de rede em tempo real), NIPS (prevenção de invasões em linha), NSM (monitoramento de segurança de rede) e processamento pcap offline. O Suricata inspeciona o tráfego de rede usando suas próprias regras e linguagem de assinatura para procurar ameaças conhecidas, violações a políticas e comportamentos malignos, além de oferecer suporte a scripts para detecção de ameaças complexas.
Nesta postagem de blog, forneceremos uma visão geral de como detectar invasões usando uma integração do Wazuh e Suricata em combinação com os trabalhos de aprendizado de máquina do Elastic para ajudar a priorizar as investigações.
Ao implantar um agente de coleta de dados para o Elastic SIEM, você pode proteger o endpoint simultaneamente e eliminar a ineficiência de várias soluções que não conseguem responder em tempo hábil para evitar danos e prejuízos.
O objetivo é parar os ataques logo no início. Isso exige as melhores medidas de prevenção e as detecções de mais alta fidelidade no endpoint. A combinação da tecnologia de proteção de endpoint líder de mercado da Endgame com o Elastic SIEM cria um espaço de trabalho interativo para que as equipes de operações de segurança e de detecção de ameaças interrompam os ataques e protejam suas organizações.