Gráfico WaterFall

Gráfico WaterFall

O Gráfico de Waterfall dá uma visão geral do comportamento da linha de produção ou equipamento. Pode ser consultado aplicando os filtros de período, produto, turno e equipamento.
A ideia geral deste gráfico é mostrar que, a partir do tempo máximo disponível (primeira barra, a esquerda), qual e o impacto de cada razão de parada no tempo real de operação (última barra, a direita) da linha ou equipamento.



Os principais pontos a serem observados neste gráfico são:
Tempo máximo: Representa o tempo total de consulta. Por exemplo, caso a consulta seja das 00:00 até ao 12:00 do mesmo dia, esta barra irá conter 720 minutos.

Item 1: Neste item são apresentadas as barras que representam as razões de paradas agendadas pelo calendário. O tempo perdido com este tipo de parada é marcado em vermelho no topo da barra.
Tempo de Utilização: Representa o tempo em que a linha ou equipamento ficou disponível para operação, descontadas todas as paradas agendadas de calendário.

Item 2: Neste item são representadas todas as paradas do tipo planejada. O tempo perdido com este tipo de parada é marcado em vermelho no topo da barra.
Tempo de Produção: Representa o tempo em que a linha ou equipamento ficou realmente disponível para produção, descontadas todas as paradas que foram previamente planejadas para a linha / equipamento.

Item 3: Neste item são representadas todas as paradas não planejadas, do tipo externa. Ou seja, paradas que a linha ou equipamento teve, mas tem causa externa (por exemplo, falta de material).

Item 4: Neste item são representadas todas as paradas não planejadas que tem relação direta com a linha ou equipamento.

Item 5: Neste item é representado o impacto da perda de performance no tempo de operação. O sistema calcula a perda de velocidade da linha / equipamento e transforma em tempo de produção perdido.

Item 6: Neste item são representadas as perdas de qualidade. O sistema calcula os itens perdidos (Peças ruins) e transforma em tempo de produção perdido.
Tempo Operacional: Este é o tempo em que a linha ou equipamento realmente poderia trabalhar para atingir o resultado de produção atual. Ou seja, caso a linha ou equipamento estivesse com o funcionamento em 100%, neste tempo calculado seria possível atingir a produção do período pesquisado.
Observação importante: A ordem de apresentação das razões no gráfico de Waterfall é configurada na tela de configuração de árvore de razões. Caso esta ordem não seja exatamente a ordem descrita acima, poderão ocorrer erros de cálculo do OEE e disponibilidade técnica nas barras horizontais acima do gráfico.
O gráfico pode ser exportado em PNG, JPG, PDF ou SVG através do botão localizado no campo superior direito da tela:



Para realizar uma nova pesquisa, basta clicar no botão “Pesquisar” no canto superior direito da tela








    • Related Articles

    • 6.14 - Permissões

      O usuário que está gerenciando a árvore de Modelagem da Planta, pode conceder permissões para Grupos de Usuários cadastrados no PlantSuite e com essas permissões, o usuário integrante do Grupo pode utilizar as Work Unit em algumas operações nos ...
    • Manual - Dynamic Dashboards

      O PlantSuite 5, também conhecido como Dynamic Dashboards, é um software desenvolvido para auxiliar na criação de relatórios dinâmicos, monitoração em tempo real do sistema com alto desempenho e performance, possibilitando a cada usuário ter uma visão ...
    • 9.4 - Funções dos botões no relatório

      Funções dos botões no relatório Neste artigo, descreveremos os botões compostos no relatório do historiador, confira abaixo as especificações. Figura.8 Salvar: botão permite salvar todas informações inseridas/alteradas no relatório. Desfazer: botão ...
    • Alarmes de Maior Ocorrência

      Esta análise costuma trazer resultados mais rapidamente. Os “top 20 alarmes” podem ser responsáveis por até 50% do total de alarmes, portanto devem ser prioridade para a redução do número de alarmes. O relatório é basicamente um gráfico de colunas ...
    • Distribuição dos Alarmes

      Os alarmes podem ser analisados por uma distribuição customizada pelo usuário. O relatório gerado é no formato de gráfico de distribuição. A análise padrão do sistema é a distribuição dos alarmes por prioridade e área. Para acessar as funcionalidades ...