7.17 - Opção de Processo - Permite Consumo

7.17 - Opção de Processo - Permite Consumo

No quadro Gerenciamento de Processos, ao selecionar a opção de processo Permite Apontamento de Produção, esta será vinculada diretamente no quadro de produção.



Na operação de Adição/Consumo: uma vez que o equipamento foi configurado para permitir consumo, quando iniciar a produção, este poderá consumir a matéria prima de uma unidade de trabalho/equipamento (work unit), de um container, ou até mesmo é permitido o registro do consumo de forma manual.

Para iniciar/efetivar um consumo, não esqueça de realizar o recebimento dos seus  insumos, para mais detalhes, consulte aqui.

Como efetuar consumo? para efetivar o consumo do insumo no estoque através deste equipamento, é necessário configurar uma rota física através dos parâmetros da classe no Plant Model, uma vez configurado, será possível efetuar a transferência do produto para o destino.

Antes de iniciar o processo do consumo, é necessário aplicar algumas etapas de configuração para que seja validado o mesmo.

No Plant Model, configure os Parâmetros da Classe: 

1- Origem: defina o parâmetro da classe do equipamento que poderá consumir o produto numa determinada etapa do processo.

Selecione a unidade de trabalho/equipamento, clique com o botão direito no parâmetro Allowed Unit Sources, clique em configurar parâmetro.





Na pop-up, associe os equipamentos que poderão consumir o produto no destino.

      

Para para obter mais informações detalhadas sobre como configurar o parâmetro Allowed Unit Sources, consulte aqui.

2 - Produto: defina qual produto poderá ser permitido o consumo na etapa do processo destino.

Selecione a unidade de trabalho/equipamento, clique com o botão direito no parâmetro Allowed Products, clique em configurar parâmetro.


Na pop-up, associe os produtos que poderão ser consumidos no destino.

      

Para para obter mais informações detalhadas sobre como configurar o parâmetro Allowed Products, consulte aqui.

No Gerenciamento de Processos, configure o Processo do Equipamento:

3 - Permite Transferência: é necessário configurar o equipamento para que numa determinada fase do processo ( produto semi-acabado ou acabado), este possa transferir o produto para seu destino (outro local físico). Configure no processo do equipamento em qual etapa deverá ser feita a transferência para o destino.




Ao configurar estes processos, lhe será permitido consumir a matéria prima de uma unidade de trabalho (tanque), de um container (pallet), ou até mesmo é permitido o registro do consumo de forma manual.




Agora que todas as configurações pertinentes ao consumo do produto foram concluídas, veja no quadro abaixo que, o processo encontra-se habilitado através do botão + Consumir, permitindo fazer o consumo do produto para o Destino.



Existem 3 formas de consumo: Work Unit, Container, Manual. Abaixo descreveremos como fazer o consumo de cada uma de forma detalhada.

Na pop-up abaixo temos disponível na Work Unit o produto para ser consumido, clique no botão e inicie o consumo.

      

No quadro abaixo, note que iniciou o consumo do produto, e a origem foi adicionada no quadro de produção.

Ao iniciar o consumo, o produto selecionado será listado no campo Em Adiçãoclique no botão para finalizar a adição. 




Em seguida abrirá a pop-up para que o operador informe a Quantidade Total da matéria prima a ser consumida; note que existem dois tipos de consumo: FIFO e Manual. Ainda nesta mesma pop-up, o operador deverá informar o tipo de consumo.


Abaixo segue as características dos tipos de consumo:

FIFO: cria uma ordem que faz com que os itens do estoque tenham rotatividade, ou seja, o primeiro lote que entrou, será o primeiro a sair do estoque, seja insumo, matéria-prima ou produto acabado, o sistema gerenciará a saída do estoque.





Consumo Manual: através deste método é possível preencher a caixa apontamentos da forma manual/como desejar, insira as informações na pop-up e clique em consumir; 



Ao informar os dados, confirme o consumo através do botão 

      

Note que após confirmar o consumo da matéria, o saldo foi atualizado automaticamente, após concluir a operação, clique em fechar.




Consumo Manual: através deste método é possível preencher a caixa apontamentos da forma manual/como desejar, insira as informações na pop-up e clique em consumir; 
Veja no quadro que o produto foi adicionado ao campo Consumos, se desejar adicionar um novo produto. 


    • Related Articles

    • 7.18 - Opção de Processo - Permite Apontamento de Produção

      No quadro Gerenciamento de Processos, ao selecionar a opção de processo Permite Apontamento de Produção, esta será vinculada diretamente no quadro de produção. Permite Apontamento de Produção: esse método é um processo que registra a quantidade ...
    • 7.19 - Opção de Processo - Permite Apontamento de Perda

      No quadro Gerenciamento de Processos, ao selecionar a opção de processo Permite Apontamento de Perda, esta será vinculada diretamente no quadro de produção. Permite Apontamento de Perda: ao selecionar esta opção, será feito apontamento das perdas de ...
    • Manual - Dynamic Dashboards

      O PlantSuite 5, também conhecido como Dynamic Dashboards, é um software desenvolvido para auxiliar na criação de relatórios dinâmicos, monitoração em tempo real do sistema com alto desempenho e performance, possibilitando a cada usuário ter uma visão ...
    • Configuração da Escrita de um Processo no CLP

      Neste documento abordaremos alguns processos que envolvem as configurações gerais da escrita na varável OPC, tais como definição dos parâmetros da work unit, gerenciamento dos processos dos equipamentos e também gerenciamento das variáveis. 1 - Para ...
    • 6.6 - Gerenciar Work Unit Class

      É possível criar e gerenciar classes para as Work Units que serão criadas na estrutura do Plant Model, para isso, basta clicar no botão “Gerenciar Unit Class” localizado no canto superior direito da tela, uma nova pop-up será exibida: A pop-up abaixo ...