7.27 - Ponto de Controle - Paletização

7.27 - Ponto de Controle - Paletização

A principal função da paletização consiste em agrupar a mercadoria em cima de um palete com a finalidade de identificar uma carga através de etiquetas no produto e no palete, facilitando a rastreabilidade, tornando o processo de manuseio, transferência entre as áreas mais eficiente.

A estação de paletização pode ser composta pelos seguintes eventos: Impressão de Etiqueta, Sistema de Visão e Controle de Impressão da Paletizadora. 

1º Evento Impressão de Etiqueta - gera etiqueta conforme a ordem que esta sendo produzido conforme configuração e modelo da etiqueta, sendo possível gerar etiqueta do produto e posteriormente do palete. Na linha de produção, existe um sensor de contagem que registra a quantidade dos itens conforme parametrizado no sistema, nesta linha temos também a impressora que, conforme o item passa por ela, esta cola a etiqueta de identificação no produto. Uma vez que completou/atingiu o total dos itens conforme configurado no sistema, quando finalizar o volume total do palete, o sistema gera uma etiqueta de identificação na impressora de palete.

2º Evento de Sistema de Visão - a finalidade deste evento é validar através da leitura da câmera, o peso da balança e o código do produto. Uma vez que o sistema valida as informações, este permiti a leitura do próximo item, garantindo a identificação e rastreabilidade do produto através da etiqueta. O sistema funciona através de uma câmera, que de forma automatizada, permite identificar o peso ideal (correto) e verifica se a etiqueta está em perfeita condições de leitura, permitindo que o produto siga para a produção final. Caso algo (etiqueta ou peso) esteja em desacordo (fora do padrão), o item é separado/expulso automaticamente da linha para correção do problema. No momento em que o sistema fez a checagem das informações e esta tudo de acordo, ele direciona o produto e faz o apontamento de produção.

3º Evento de Controle de Impressão da Paletizadora (Leitura de Código de Barras)é responsável em imprimir a etiqueta do palete. Uma vez que o palete esta formado, este passa pela câmera onde é feito a leitura de um dos códigos do montante do palete, quando a etiqueta foi validada pelo sistema, este segue para o processo de etiquetagem do palete, ou seja, após a identificação do produto, a impressora imprimi a etiqueta e cola no palete. Se houver mais de uma linha produzindo, a paletizadora na linha da impressora através do robô/sistema identifica e separa o produto correspondente ao palete, e quando este está formado, imprimi  e cola a etiqueta do palete.

Agora que conhecemos como funciona a operação do processo da paletização, o usuário deverá providenciar as configurações dos eventos no Plant Model.

Existe 3 formas de trabalhar na paletização, para isso é necessário configurar 3 eventos no Plant Model. 

Para a realização da pesagem automática do palete, deve-se configurar os seguintes eventos no Plant Model: Ponto de Controle 1, Ponto de Controle2.

Este evento Ponto de Controle 1, controla a impressão da etiqueta de cada volume. 

Ponto de Controle 1



@Response Status
Parâmetro responsável em validar a condição do evento, ou seja, disparador do evento enviado pelo PLC.
@CurrentUnitIntegrationID
Unit padrão do sistema.
@GTINResponse
Código da etiqueta gerado para o PLC.
@ShiftAlias
Turno configurado no supervisório, identifica usuário e turno conforme configuração e define qual turno imprimi na etiqueta
@LabelPrinterName
Nome da impressora 
@LabelPrinterHost
Nome do servidor da impressora para impressão
@SequenceResponse
Sequencia de etiquetas do lote

O evento Ponto de Controle 2, tem por finalidade validar as informações inclusive do Controle de Rejeito (Perda de Qualidade).

Ponto de Controle 2



@Response Status 2Parâmetro responsável em validar a condição do evento, ou seja, disparador do evento.
@CurrentUnitIntegrationID
Unit padrão do sistema
@LabelIdCódigo de identificação
@QualityLossTreeIndexresponsável no apontamento Perda de Qualidade através das informações definidas no Co-Produtos
@ReprintPrinterImpressora de Reimpressão
@ReprintPrinterHostServidor da impressora de reimpressão
@WeightPeso
@ShiftAlias
Turno configurado no supervisório, identifica usuário


Após configurar os eventos pertinentes a pesagem do produto, note que agora temos o ponto de controle preparado para a pesagem da produção.






    • Related Articles

    • 7.22 - Guia Pratico - Ponto de Controle

      Visão Geral Este manual tem como objetivo principal, servir como base de apoio para o usuário compreender todos os recursos ao acessar este módulo. Antes de iniciar o Ponto de Controle, o usuário devera tomar nota dos processos preparatórios ...
    • Template de Etiquetas

      O PlantSuite permite que você crie seu próprio modelo de etiquetas. Para isso você precisará de um software para criar o seu modelo de etiqueta e importá-lo através do menu PlantModel. Caso não possua nenhum software, poderá utilizar um editor ...
    • 13.1 - Eventos de Coleta

      Módulo de gerenciamento de eventos dos coletores OPC. Permite ao usuário criar e administrar eventos que podem ser disparados periodicamente ou valores de variáveis, que podem executar comandos SQL (Stored Procedure) ou gravar valores de variáveis. ...
    • 7.28 - Gerenciamento de Containers

      Impressão de Etiquetas Existe dois caminhos para ter acesso a interface do módulo de impressão de etiquetas. Podemos acessar através do Menu principal do PlantSuite > Produção > Ponto de Controle Podemos acessar também através do próprio modulo ...
    • Configuração da Escrita de um Processo no CLP

      Neste documento abordaremos alguns processos que envolvem as configurações gerais da escrita na varável OPC, tais como definição dos parâmetros da work unit, gerenciamento dos processos dos equipamentos e também gerenciamento das variáveis. 1 - Para ...