Módulo de gerenciamento de eventos dos coletores OPC. Permite ao usuário criar e administrar eventos que podem ser disparados periodicamente ou valores de variáveis, que podem executar comandos SQL (Stored Procedure) ou gravar valores de variáveis.
Para cadastrar um evento de coleta, o usuário deverá acessar o menu principal, em seguida selecione Coletor de Dados > Eventos de Coleta.
Existem duas formas de criar os novos eventos:
1 - Eventos Customizados: são eventos em que o usuário configura manualmente as informações de entrada e saída que serão coletadas.
2 - Eventos Padrões: são eventos criados através das configurações feitas no Plant Model, através dos parâmetros, estes quando configurados são gerados automaticamente no sistema.
Antes de iniciar o cadastro de um novo evento, consulte a descrição e características dos eventos que serão descritas em detalhes mais adiante.
Para cadastrar um evento de coleta customizado, selecione a aplicação, no canto superior direito, clique no botão + Novo Evento.
Configure o evento conforme necessidade e clique em “Salvar”.
No exemplo abaixo, configuramos uma variável como disparador e outra variável (Input) para que no momento em que for disparado o evento, grave as informações coletadas. A variável do campo coleta de dados poderá chamar a procedure que quando acionada através de uma chamada, executa uma série de outros comandos, em seguida retorna valor do procedimento armazenado para a variável definida como (Output). Caso a condição imputadas nas variáveis não sejam atendidas, ocorrera a escrita configurada na variável determinada p escrever o erro.
A criação/edição de eventos envolve a configuração de algumas propriedades. Estas propriedades são usadas desde a identificação do próprio evento, disparadores, dados a gravar e Stored Procedure a executar.
Nome: Identificação do evento. O nome do evento deve ser único para a empresa como um todo, não importando quantos coletores OPC existirem.
Habilitado: Indica se o evento será ou não processado.
Descrição: Texto descritivo sobre o evento ou sua função.
Atraso Disparador: Indica quanto tempo em milissegundos o coletor atrasará o processamento do evento após ter sido disparado. Útil nos casos onde tanto as variáveis usadas como disparadores e as variáveis a serem gravadas são atualizadas no mesmo “Scan” do CLP. O fato de serem atualizadas no mesmo “Scan” não garante que o servidor OPC tenha os últimos valores em memória, podendo causar a gravação de valores “antigos” das variáveis a gravar. A situação ideal é que o disparador seja disparado somente quando as variáveis a serem gravadas tenham sido atualizadas previamente.
Tipo Disparador: Indica se o evento será disparado em função de valor(es) de variáveis OPC ou periodicamente (tempo). Note que ao alterar o tipo de disparador, a interface se adaptará automaticamente.
Disparador (Variável OPC): Quando o tipo de disparador estiver configurado como “Variável”, a interface permite que se adicione até 5 disparadores (termos) que são identificados automaticamente por letras (A, B, C, D e E). Estes disparadores são verificados sequencialmente conforme o operador lógico selecionado (AND, OR ou XOR). Conforme se adicionam disparadores, é exibido logo abaixo da lista uma amostra da lógica que será processada pelo coletor OPC. Ex: “When '(A = true AND B = true) AND C = true' = true”. Obs.: Note que só é possível atribuir um operador lógico à partir do segundo disparador.
Janela de configuração do disparador por variável do evento.
Disparador (Tempo): Quando o tipo
de disparador estiver configurado como “Tempo”, a interface permite que se adicione N disparadores que são identificados automaticamente por números sequenciais.
Janela de configuração do disparador por tempo do evento.
Obs.: O campo “Iniciando em” indica o horário de referência para disparo do evento. Ex: Caso seja necessário que o disparo ocorra a cada 10s, mas com defasagem de 3 segundos, como 14:03, 14:13, 14:23, etc, o campo deve ser configurado com valor “00:03”.
Dados a coletar: Permite selecionar as variáveis que terão seus valores gravados quando o evento ocorrer.
Janela de seleção de variáveis a coletar quando o evento ocorrer.
Executar Stored Procedure: Permite que se informe qual Stored Procedure será executada quando o evento ocorrer. Para que possa ser utilizada pelo coletor OPC a Stored Procedure precisa atender à dois requisitos básicos que são:
• Estar armazenada no mesmo banco de dados do coletor OPC selecionado, caso contrário o coletor não poderá localizá-la e tão pouco executá-la.
• O primeiro parâmetro deverá ser obrigatoriamente de nome “@Timestamp” e tipo “Datetime2(7)”. Quando o evento ocorrer, o coletor OPC indicará a data/hora de ocorrência do evento neste parâmetro.
A interface de configuração não permitirá que se configure/liste Stored Procedures que não atendam à estes requisitos.
Ao informar o nome da Stored Procedure, clique em “Verificar” e o sistema listará automaticamente os parâmetros caso os requisitos acima sejam atendidos.
Os parâmetros podem ser configurados para receberem valores manuais (estáticos) ou de variáveis do coletor OPC. Para configurá-los, selecione a linha do parâmetro, clique com o botão direito do mouse, em seguida clique em “Editar”.
Informe o Valor/Variável desejada e clique em “Salvar”.
Janela de configuração do parâmetro da Stored Procedure.
Caso a direção do parâmetro seja “Output”, o valor de retorno do parâmetro será escrito na variável associada e não o contrário!
Definições de Direção ao executar Procedure.
Input: são parâmetros de Entrada. Por padrão, todos os parâmetros são parâmetros INPUT em qualquer procedimento armazenado, ao passar os parâmetros INPUT enquanto executa um procedimento armazenado.
Output: são parâmetros de Saída. É usado quando retornar algum valor do procedimento armazenado para a variável.
Ainda em configurações de execução da Stored Procedure, é possível determinar o tempo máximo de execução antes que seja gerado um erro de tempo excedido e que ação tomar caso ocorra algum erro de execução.
Área de configuração da Stored Procedure do evento.
Note que a opção “Caso erro execução, escrever” só é habilitada quando a Stored Procedure possuir ao menos um parâmetro com direção “Output”. Neste caso, caso precise sinalizar ao CLP que houve um erro ao executar a Stored Procedure, marque a opção, selecione a variável e informe o valor a ser escrito.
Área de configuração do Registro do Erro.
Se a Stored Procedure possuir parâmetro de direção “Output”, o log de erro será visível somente no computador onde o serviço do coletor OPC estiver funcionando em Eventos do Windows.