13.1 - Eventos de Coleta

13.1 - Eventos de Coleta

Módulo de gerenciamento de eventos dos coletores OPC. Permite ao usuário criar e administrar eventos que podem ser disparados periodicamente ou valores de variáveis, que podem executar comandos SQL (Stored  Procedure) ou gravar valores de variáveis.

Para cadastrar um evento de coletao usuário deverá acessar o menu principal, em seguida selecione Coletor de Dados > Eventos de Coleta.



Existem duas formas de criar os novos eventos: 

1 - Eventos Customizados: são eventos em que o usuário configura manualmente as informações de entrada e saída que serão coletadas.
2 - Eventos Padrões: são eventos criados através das configurações feitas no Plant Model,  através dos parâmetros, estes quando configurados são gerados automaticamente no sistema.

Antes de iniciar o cadastro de um novo evento, consulte a descrição e características dos eventos que serão descritas em detalhes mais adiante.

Para cadastrar um evento de coleta customizado, selecione a aplicação, no canto superior direito, clique no botão + Novo Evento. 



Configure o evento conforme necessidade e clique em “Salvar”.
No exemplo abaixo, configuramos uma variável como disparador e outra variável (Input) para que no momento em que for disparado o evento, grave as informações coletadas. A variável do campo coleta de dados poderá chamar a procedure que quando acionada através de uma chamada, executa uma série de outros comandos, em seguida retorna valor do procedimento armazenado para a variável definida como (Output). Caso a condição imputadas nas variáveis não sejam atendidas, ocorrera a escrita configurada na variável determinada p escrever o erro.




Propriedades do Evento

A criação/edição de eventos envolve a configuração de algumas propriedades. Estas propriedades são usadas desde a identificação do próprio evento, disparadores, dados a gravar e Stored Procedure a executar.

Nome: Identificação do evento. O nome do evento deve ser único para a empresa como um todo, não importando quantos coletores OPC existirem.
Habilitado: Indica se o evento será ou não processado.
Descrição: Texto descritivo sobre o evento ou sua função.
Atraso Disparador: Indica quanto tempo em milissegundos o coletor atrasará o processamento do evento após ter sido disparado. Útil nos casos onde tanto as variáveis usadas como disparadores e as variáveis a serem gravadas são atualizadas no mesmo “Scan” do CLP. O fato de serem atualizadas no mesmo “Scan” não garante que o servidor OPC tenha os últimos valores em memória, podendo causar a gravação de valores “antigos” das variáveis a gravar. A situação ideal é que o disparador seja disparado somente quando as variáveis a serem gravadas tenham sido atualizadas previamente.
Tipo Disparador: Indica se o evento será disparado em função de valor(es) de variáveis OPC ou periodicamente (tempo). Note que ao alterar o tipo de disparador, a interface se adaptará automaticamente.
Disparador (Variável OPC): Quando o tipo de disparador estiver configurado como “Variável”, a interface permite que se adicione até 5 disparadores (termos) que são identificados automaticamente por letras (A, B, C, D e E). Estes disparadores são verificados sequencialmente conforme o operador lógico selecionado (AND, OR ou XOR). Conforme se adicionam disparadores, é exibido logo abaixo da lista uma amostra da lógica que será processada pelo coletor OPC. Ex: “When '(A = true AND B = true) AND C = true' = true”. Obs.: Note que só é possível atribuir um operador lógico à partir do segundo disparador.


                                                              Janela de configuração do disparador por variável do evento.


Disparador (Tempo): Quando o tipo de disparador estiver configurado como “Tempo”, a interface permite que se adicione N disparadores que são identificados automaticamente por números sequenciais.

      
                            Janela de configuração do disparador por tempo do evento.


Obs.: O campo “Iniciando em” indica o horário de referência para disparo do evento. Ex: Caso seja necessário que o disparo ocorra a cada 10s, mas com defasagem de 3 segundos, como 14:03, 14:13, 14:23, etc, o campo deve ser configurado com valor “00:03”.

Dados a coletar: Permite selecionar as variáveis que terão seus valores gravados quando o evento ocorrer.


                                                                     Janela de seleção de variáveis a coletar quando o evento ocorrer.

Executar Stored Procedure: Permite que se informe qual Stored Procedure será executada quando o evento ocorrer. Para que possa ser utilizada pelo coletor OPC a Stored Procedure precisa atender à dois requisitos básicos que são:

      • Estar armazenada no mesmo banco de dados do coletor OPC selecionado, caso contrário o coletor não poderá localizá-la e tão pouco executá-la.
      • O primeiro parâmetro deverá ser obrigatoriamente de nome “@Timestamp” e tipo “Datetime2(7)”. Quando o evento ocorrer, o coletor OPC indicará a data/hora de ocorrência do evento neste parâmetro.

A interface de configuração não permitirá que se configure/liste Stored Procedures que não atendam à estes requisitos.
Ao informar o nome da Stored Procedure, clique em “Verificar” e o sistema listará automaticamente os parâmetros caso os requisitos acima sejam atendidos.



Os parâmetros podem ser configurados para receberem valores manuais (estáticos) ou de variáveis do coletor OPC. Para configurá-los, selecione a linha do parâmetro, clique com o botão direito do mouse, em seguida clique em “Editar”. 



Informe o Valor/Variável desejada e clique em “Salvar”.

                                                             Janela de configuração do parâmetro da Stored Procedure.

Caso a direção do parâmetro seja “Output”, o valor de retorno do parâmetro será escrito na variável associada e não o contrário!
                                                                        
Definições de Direção ao executar Procedure.

Input: são parâmetros de Entrada. Por padrão, todos os parâmetros são parâmetros INPUT em qualquer procedimento armazenado, ao passar os parâmetros INPUT enquanto executa um procedimento armazenado.
Output: são parâmetros de Saída. É usado quando retornar algum valor do procedimento armazenado para a variável. 

Ainda em configurações de execução da Stored Procedure, é possível determinar o tempo máximo de execução antes que seja gerado um erro de tempo excedido e que ação tomar caso ocorra algum erro de execução. 


                                                                                                 Área de configuração da Stored Procedure do evento.

Note que a opção “Caso erro execução, escrever” só é habilitada quando a Stored Procedure possuir ao menos um parâmetro com direção “Output”. Neste caso, caso precise sinalizar ao CLP que houve um erro ao executar a Stored Procedure, marque a opção, selecione a variável e informe o valor a ser escrito.


                                                                                                             Área de configuração do Registro do Erro.                                                             


Se a Stored Procedure possuir parâmetro de direção “Output”, o log de erro será visível somente no computador onde  o serviço do coletor OPC estiver funcionando em Eventos do Windows.






    • Related Articles

    • Gerenciamento de Alarmes e Eventos

      O recurso deste módulo tem por finalidade gerenciar os alarmes que o sistema irá utilizar. Neste módulo o usuário cadastra e configura os alarmes. Se o alarme não estiver criado o sistema não irá armazena-lo quando a fonte de dados local enviar para ...
    • 8.3 - Cadastro de Variáveis Servidor OPC e Custom

      As variáveis são as principais fontes de dados do PlantSuite Server, podendo obter valores à partir de qualquer servidor OPC e são utilizadas em relatórios e eventos do sistema. Para que variáveis OPC possam ser criadas é necessário que se configure ...
    • Collector de dados online, mas não grava os dados

      Muitas vezes o servidor que está instalado o portal, pode estar separado do Collector de dados. Em alguns casos, existe uma configuração de coleta que as variáveis podem ser armazenadas de acordo com a necessidade do cliente. Porém se o Collector ...
    • Configuração da Escrita de um Processo no CLP

      Neste documento abordaremos alguns processos que envolvem as configurações gerais da escrita na varável OPC, tais como definição dos parâmetros da work unit, gerenciamento dos processos dos equipamentos e também gerenciamento das variáveis. 1 - Para ...
    • 4.3 - Gerenciamento de Permissões

      Módulo de gerenciamento de permissões do sistema. Permite a configuração de permissões dos grupos de usuários do sistema, ou seja, define o que os usuários destes grupos poderão ou não executar no sistema.  As permissões são configurações de sistema ...